Belo Monte na trilha da prostituição infantil

Pouco tempo atrás muito se falou a respeito dos impactos ambientais que a implementação da usina hidrelétrica de Belo Monte poderia causar. O debate foi feito através da mídia e levantou questões importantes. Contudo, pouco se falou sobre os impactos sociais que estão acerca do projeto faraônico.

Grandes obras, grandes investimentos

Para construir esse grandioso projeto é preciso de mão de obra em abundância. Obviamente foi preciso contratar os serviços de centenas de homens, de diferentes regiões do país e fazê-los se instalar em locais pouco desenvolvidos.

Imagine uma cidade com cerca de 100 mil habitantes, com estrutura precária, no interior de um estado como Pará.

Agora transfira para essa cidade cerca de 7 mil pessoas, todos do gênero masculino, com faixa etária similar, sem suas companheiras e com dinheiro para gastar. Em 2013 podem ser 20 mil profissionais…

Já entendeu o problema ou preciso desenhar?

Não é difícil entender que essas regiões se transformaram em uma espécie de “velho oeste”. Mães incentivam suas filhas a se deitar com operários para ganhar algum dinheiro ou até mesmo conseguir um casamento que tire a família da situação precária em que vive.

Belo Monte e a prostituição infantil

Com a chegada dos operários a prostituição infantil aumento

Todo tipo de negócio clandestino passa a fazer parte do negócio: transporte, alimentação, entretenimento, comércio. Tudo para suportar a demanda da população recém aumentada de forma forçada.

Não adianta os responsáveis pelas obras enviarem comunicados ou psicólogos para reduzir o problema junto a mão de obra. Para quem está em uma região tão afastada é preciso fazer mais do que isso.

O ministério público e organizações do terceiro setor já estão de olho nisso e ações estão sendo tomadas. Agora é torcer para que não seja tarde demais. Os impactos dessas ocupações podem surtir efeitos nos próximos anos.

Até mais.

Divulgue:
0

Tags: , , ,

About Marcelo Vitorino

Estrategista de comunicação digital, que atua como consultor para instituições públicas, privadas e de terceiro setor.

Deixe seu comentário

Loading Facebook Comments ...

Trackbacks/Pingbacks

  1. O começo dos trabalhos no Pérolas Políticas - Pérolas Políticas - 16/08/2012

    […] Belo Monte na trilha da prostituição infantil […]

Leave a Reply

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do conteúdo? Compartilhe-o em suas redes!

Facebook0
Facebook
Google+0
http://perolaspoliticas.com.br/belo-monte-prostituicao-infantil/">
LinkedIn
RSS
Siga por email